sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Natal?

Cresci num lar católico e, devido a isso, sempre frequentei a igreja. Sou contra muitos atos da igreja católica, que acabou tornando-se uma instituição com fins lucrativos. Isso, porém, não faz dela de todo ruim. Ainda me sinto bem indo à missa, ouvindo o sermão de um padre, cantando e orando. E falando de missa, digo que as missas de Natal sempre foram as minhas favoritas, pois as palavras que o padre diz são as mais belas que alguém pode ouvir. Amar o próximo, ajudar aquele que necessita, ser honesto, cultivar a paz dentro de casa, ter fé. Esse são alguns ensinamentos que todo ser humano deveria seguir - e não só na véspera de Natal! Estou fazendo essa introdução só para chegar a um ponto de discussão: existem pessoas que seguem tais palavras nos dias de hoje? E não me refiro somente a cristãos, mas a qualquer pessoa que ande e respire.
Creio que não muitos. E afirmo isso a partir de observações que faço enquanto ando pela cidade de Blumenau. As ruas estão todas enfeitadas; as luzes se acendem ao anoitecer, proporcionando um belo espetáculo a todos que têm a oportunidade de presenciar; desfiles são promovidos durante os dias que antecedem o Natal; enfim, a cidade está respirando esse ar natalino. Ao mesmo tempo, entretanto, que vemos tantas belezas espalhadas por nossa cidade, percebemos que tudo não passa de fachada. As luzes brilham, mas pessoas continuam sendo assassinadas. Os enfeites estão pendurados nas árvores, e o desrespeito está em cada esquina. Belos desfiles e exposições natalinas são realizados, enquanto muitas famílias ainda vivem em abrigos "provisórios" devido a tragédia que aconteceu há dois anos.
De nada adianta mostrar que nossa cidade possui uma das mais belas decorações de Natal, sendo que sua população sofre com a violência, com o descaso público, com o desemprego, com a miséria, com falhas na educação e na saúde. Pinheiros, anjinhos, bonecos, lâmpadas: nada disso resolverá os problemas que nossa cidade enfrenta. As pessoas precisam entender que o verdadeiro sentido do Natal é cultivar a humildade dentro de nossos corações e começar a agir com amor, respeito e honestidade.
Eu não quero luzes, eu quero paz!

Um comentário:

  1. Amiga, tua visão crítica e tua capacidade de colocá-la em palavras suaves me deixa de boca aberta!
    Essa é realmente a ferida da cidade. As luzes, os enfeites e os desfiles, chegaram para esconder toda a podridão e descaso com a população. Porém, muita gente se deixa iludir por essas mesmas luzes e faz de conta que está tudo bem. Uma pena que só alguns percebam que NADA está bem!

    Belo post, ótimas palavras! Te amo <3

    ResponderExcluir