terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mário Quintana.

Qualquer ideia que te agrade,
Por isso mesmo... é tua.
O autor nada mais fez que vestir a verdade
Que dentro em ti se achava inteiramente nua...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Guimarães Rosa.

"Como não ter Deus? Com Deus exstindo tudo dá esperança; sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Tendo Deus [...] no fim tudo dá certo. Mas, se não tem Deus, então a gente não tem licença coisa nenhuma..."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Felicidades, meu anjinho loiro.

Pois é, minha amada, mais um ano se passou e mais um ano de vida você completa neste dia de Primavera.
Tantos momentos bons passamos juntas, tantas risadas e sorrisos distribuídos, e tanto apoio, abraços e palavras confortantes fizeram parte da nossa história.
Neste dia mais do que especial te desejo um mundo de felicidades, de paz e de amor. Que todos os seus dias sejam repletos de alegria e que todos os seus sonhos se tornem uma agradável realidade.
Te amo incondicionalmente. E para sempre estarás em meu coração e em minha mente.
Minha amiga, FELIZ ANVERSÁRIO!


O poder das flores.

As flores começaram a desabrochar; o sol voltou a brilhar; o vento forte deu lugar a uma brisa suave... Esses são os sinais de que uma nova estação começou: a Primavera.
A estação das flores é belíssima (apesar de eu preferir o outono), e acredito que ela tem um certo poder sobre as pessoas. Parece que nossa mente se aquieta mais facilmente, que fica mais fácil sorrir de forma sincera.

Foi-se o inverno, veio a primavera. Espero que as flores consigam, com se charme, embelezar um pouco mais a nossa vida, pois o inverno trouxe consigo nuvens escuras e pesadas. Espero, também, que essa nova estação que hoje inicia, possa dar mais ânimo aos desanimados, força e coragem aos que pensam que tudo está perdido, que possa trazer mais amor aos que estão desamparados e, por fim, fé aos que não creem mais na vida e Naquele que tudo criou.

Sim, eu deposito minhas esperanças na primavera. Pois sei que esses novos dias de sol não serão meros dias. Conseguiremos ultrapassar todas as barreiras que estão nos impedindo de sorrir e teremos de volta a vontade de viver com intensidade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sou tricolor de coração.

Desde que o mundo é mundo, o Brasil é considerado o país do futebol.
Sinceramente, não vejo muito sentido em 22 pessoas correrem atrás de uma bola, durante 90 minutos.
Porém, discordo com que diga que o futebol é um esporte inútil, que deveria ser banido.
Ele é importante para ajudar a construir uma identidade para o nosso país, mas principalmente, ele deve ser valorizado por ser uma ótima forma de entretenimento.

Uma partida de futebol tem o poder de unir pai e filho aos fins de semana; amigos, que "batem uma bolinha" para acabar com o estresse da semana turbulenta; além do mercado da bola movimentar milhões e milhões, e dar oportunidade de emprego para milhares de pessoas.

Eu sou mulher e sou torcedora. Seguindo os passos de meu pai, torço pelo amado tricolor das Laranjeiras, nosso bravo Fluminense.
Em dias de jogo, visto minha camisa e fico vibrando a cada passe, e grito com cada gol que meu querido time faz.
Acho que todos podemos gostar de futebol e usufruir do melhor que ele pode nos oferecer: momentos de descontração e alegria. E tudo isso sem fanatismo!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salmo de Davi.

O Senhor é o meu pastor:
nada me faltará.
Ele me faz descansar em pastos verdes e
me leva a águas tranquilas.
O Senhor renova as minhas forças
e me guia por caminhos certos,
como ele mesmo prometeu.
Ainda que eu ande
por um vale escuro como a morte,
não terei medo de nada.
Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo;
tu me proteges e me diriges.
Prepara um banquete para mim,
onde os meus inimigos possam ver.
Tu me recebes como convidado de honra
e enches o meu copo até derramar.
Certamente a tua bondade e o teu amor
ficarão comigo enquanto eu viver.
E na tua casa, ó Senhor,
morarei todos os dias da minha vida.

Amém.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que passou, calou e o que virá, dirá.

Temos todos um passado, temos uma história. E como é bom recordar os momentos que já passamos. Das histórias ruins, tiramos a experiência, a sabedoria. Das boas histórias, rimos e sentimos saudade.

Todos já desejamos reviver algum momento. Seja o primeiro beijo, aquele abraço, uma viagem, um fim de semana, uma festa, um pôr-do-sol.
Mas isso é impossível. Por mais que possamos repetir o mesmo ato, ele nunca será igual. Os movimentos serão diferentes, o clima, a direção do vento... E assim, temos que nos contentar com a velha lembrança. E ela, às vezes, faz com que a gente fique em um estado deprimente, pois começamos a comparar o ontem e o hoje. A partir disso, constatamos que tudo era mais fácil antigamente, que os anos somente trouxeram mais preocupações e trabalho.

Porém, questiono a mim mesma: o que o momento presente me trouxe de bom?
E respondo: hoje, tenho mais experiência, obtive mais conhecimento, conheci novas pessoas, me despedi de antigas, acabei com algumas ilusões e novas lembranças eu construí.

Todos os dias eu tento lembrar-me de como é bom e importante seguirmos com a vida e não ficarmos parados, remoendo o passado.
Novos dias nasceram e novas experiências eu tive. Sinto-me feliz de ter aproveitado muito bem os dias que se foram. E recordar-me de tudo aquilo, me faz querer sorrir e ver novos sóis.


O que passou, calou e o que virá, dirá.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Liberdade de expressão"

Nos últimos dias estava eu, concentrada, pesquisando sobre a Literatura na época da Ditadura Militar no Brasil, a fim de ter material para começar a redigir o meu ensaio para a disciplina de Produção de Texto.

Meu objetivo inicial era observar as mudanças que sofreram os relatos escritos daquela época, além das providências que os escritores tomaram.
Entretanto, no dia de hoje, cá estava eu bisbilhotando alguns sites, até que me deparei com alguns textos muitíssimos interessantes sobre a censura no Brasil. Parei e pensei: ah, devem ser textos relatando sobre a década de 60. Mas estava muito enganada! Esses textos eram sobre a censura que a cultura vem sofrendo nos dias atuais, e relatavam, inclusive, a história da censura, que data da monarquia.
Um exemplo claro disso, são os jornais, um dos principais meios de comunicação. Os editores se rendem a um determinado partido político ou a uma determinada emissora de televisão - lê-se Rede Globo - e todos os seus artigos e colunas são escritos a partir da opinião daqueles que pagam e mantêm o jornal. Isso faz com que haja manipulação de informações, além de que algumas denúncias nunca serão feitas e nomes de políticos corruptos nunca serão citados.

Mas os artistas reais, ou seja, os atores, os escritores literários, os ilustradores, grafiteiros, músicos etc , esses nunca se rendem. Pelo contrário: fazem questão de divulgarem sempre mais e de uma forma mais forte a podridão da sociedade brasileira.

Ilustrando essas palavras, posso falar da música Luís Inácio (300 picaretas), do Paralamas do Sucesso, que foi uma canção feita a partir da declaração que o Lula fez sobre o Congresso. O que aconteceu?, você me pergunta. Aconteceu que a banda foi proibida de gravar, comercializar e divulgar a música. E isso acontece com mais frequencia do se pensa: emissoras de TV que fazem uma verdadeira lavagem cerebral nas pessoas; artistas que são torturados ou que são tirados de circulação porque simplesmente falaram a verdade; gente que só quer mostrar a verdadeira face do Brasil, e que é barrada por uma quadrilha de malfeitores.

Diante disso e de todas as conclusões que você, leitor, tirou, responda:

Qual é a diferença entre a censura imposta atualmente pelos juízes, e a censura imposta pelos generais durante a Ditadura Militar?

Simplesmente, nenhuma!

Censura é censura e precisa ser combatida!



Fica aqui a minha indignação!