quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Liberdade de expressão"

Nos últimos dias estava eu, concentrada, pesquisando sobre a Literatura na época da Ditadura Militar no Brasil, a fim de ter material para começar a redigir o meu ensaio para a disciplina de Produção de Texto.

Meu objetivo inicial era observar as mudanças que sofreram os relatos escritos daquela época, além das providências que os escritores tomaram.
Entretanto, no dia de hoje, cá estava eu bisbilhotando alguns sites, até que me deparei com alguns textos muitíssimos interessantes sobre a censura no Brasil. Parei e pensei: ah, devem ser textos relatando sobre a década de 60. Mas estava muito enganada! Esses textos eram sobre a censura que a cultura vem sofrendo nos dias atuais, e relatavam, inclusive, a história da censura, que data da monarquia.
Um exemplo claro disso, são os jornais, um dos principais meios de comunicação. Os editores se rendem a um determinado partido político ou a uma determinada emissora de televisão - lê-se Rede Globo - e todos os seus artigos e colunas são escritos a partir da opinião daqueles que pagam e mantêm o jornal. Isso faz com que haja manipulação de informações, além de que algumas denúncias nunca serão feitas e nomes de políticos corruptos nunca serão citados.

Mas os artistas reais, ou seja, os atores, os escritores literários, os ilustradores, grafiteiros, músicos etc , esses nunca se rendem. Pelo contrário: fazem questão de divulgarem sempre mais e de uma forma mais forte a podridão da sociedade brasileira.

Ilustrando essas palavras, posso falar da música Luís Inácio (300 picaretas), do Paralamas do Sucesso, que foi uma canção feita a partir da declaração que o Lula fez sobre o Congresso. O que aconteceu?, você me pergunta. Aconteceu que a banda foi proibida de gravar, comercializar e divulgar a música. E isso acontece com mais frequencia do se pensa: emissoras de TV que fazem uma verdadeira lavagem cerebral nas pessoas; artistas que são torturados ou que são tirados de circulação porque simplesmente falaram a verdade; gente que só quer mostrar a verdadeira face do Brasil, e que é barrada por uma quadrilha de malfeitores.

Diante disso e de todas as conclusões que você, leitor, tirou, responda:

Qual é a diferença entre a censura imposta atualmente pelos juízes, e a censura imposta pelos generais durante a Ditadura Militar?

Simplesmente, nenhuma!

Censura é censura e precisa ser combatida!



Fica aqui a minha indignação!

Um comentário:

  1. "Os radicais informam mais do que as desinências" como já diziam os Tropicalistas!
    Concordo com você amiga!

    ResponderExcluir