"A ignorância é a noite da mente: mas uma noite sem lua e sem estrelas." (Confúcio)
Estamos no século XXI, era da tecnologia, da informação. Temos acesso ilimitado à toda forma de conhecimento. Sendo assim, por que muitas pessoas teimam em viver na ignorância?
Se não há acesso à Internet, tem-se os livros. Se não há dinheiro para comprar, procura-se uma biblioteca. Não existe idade para aprender, não existem barreiras que possam impedir um ser humano de obter o conhecimento que deseja.
O que existe é a falta de força de vontade. Vontade de buscar novas informações, de estar conectado com o mundo que vive.
Ninguém tem a obrigação de saber tudo, mas penso que, como seres pensantes, há uma necessidade de saber mais e mais, sempre! Podemos sim, saber um pouco de cada assunto, por menos interessante que seja, pois tudo está relacionado à nossa vida!
Expresso aqui minha indignação com relação a esse assunto. Não consigo conviver com pessoas que preferem ocupar seu tempo falando de outras pessoas, do que investindo em novos conhecimentos.
Mas conviver com esse tipo de pessoa faz com que eu exercite minha paciência e meu auto-controle. E sou grata à elas, pois mesmo sendo ignorantes, elas contribuem para meu crescimento. Não são de todo inúteis, felizmente. Porém, continuo afastando-me gradativamente dessa gente. Espero um dia conseguir me livrar por completo dessa energia negativa.
E, para fechar esse breve comentário, cito algumas palavras que li certa vez em um livro, porém o autor é desconhecido por mim:
Pessoas grandes falam sobre ideias;
Pessoas medianas falam sobre coisas;
Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas.
Tenha um ótimo feriado! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário