quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um pouco mais sobre...

MAHATMA GANDHI
"As gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra." (Albert Einstein)


Mohandas Karamchand Gandhi, popularmente conhecido por Mahatma Gandhi (Mahatma do sânscrito "A grande alma"), nascido em 02 de outubro de 1869, foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (príncipio da não-agressão) como um meio de revolução. O príncipio do satyagraha frequentemente é traduzido como "o caminho da verdade". Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).
Resumidamente, estudou Direito na Inglaterra, contrariando os regulamentos de sua casta. organizou um clube vegetariano em Londres e iniciou sua leitura do Bhagavad-Gita através de parábolas em língua inglesa. Ele memorizou o Gita e passou a recitá-lo todos os dias em sânscrito.
No retorno à Índia, fundou o Congresso e lá permaneceu para defender a minoria hindu. Experimentou o celibato durante trinta anos e levou o juramento de Brahmacharya, ou pureza espiritual e prática, para o resto de sua vida.
Com a influência e sugestões de Leon Tolstoi, Gandhi começou a leitura de Henry David Thoreau. Assim, ele descobriu a Desobediência Civil.
Em suas falas, ele exibia seu programa de cinco pontos:
  • Igualdade;
  • Nenhum uso de álcool ou droga;
  • Unidade hindu-muçulmano;
  • Amizade;
  • Igualdade para as mulheres.
Após anos de lutas, Gandhi foi assassinado a tiros em 1948. O corpo de Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.
É significativo dizer que as últimas palavras de Gandhi foi o mantra "Hai Ram", que é visto como um sinal de inspiração tanto pra o espírito quanto para o idealismo político.
(Fonte: site Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário